Você acabou de construir uma casa ou comprar/reformar um apê. No chão ainda se nota um pouquinho daquela sujeira da obra, a danada persiste as primeiras faxinas! E agora é chegada a hora de comprar móveis e equipamentos para torná-la habitável.
Para muitas pessoas a casa é inabitável se pelo menos os móveis da cozinha não estão em seu devido lugar. Ah, uma cama também é fundamental.
ANTES DE COMPRAR UM
IMÓVEL CONSULTE A MELLO IMÓVEIS. TEMOS
APARTAMENTOS EM SANTOS DE TODOS OS PADRÕES.
Sim, mas por onde começar?
Uma grande parcela dos brasileiros tem optado pela compra de móveis planejados, uma ótima saída, já que não faltam anúncios e a concorrência é grande, facilitando a compra e baixando os preços dos móveis. Pegando carona no “boom” imobiliário estimulado pelo governo, as empresas locadas estrategicamente nos bairros em expansão, são mais frequentes do que padarias na esquina, já perceberam?
Mas o que exatamente você precisa saber para fazer uma compra de forma segura e que atenda as suas expectativas e necessidades?
Nesse artigo, tentarei abordar algumas informações que são relevantes para uma boa compra, e tentar auxiliá-los a fazer escolhas.
Estar ciente de que tipo de fornecedor você irá adotar é fundamental, irei reduzir suas escolhas a duas categorias: Marceneiro x Empresa de móveis planejados. Ambas possuem vantagens e desvantagens.
Marcenaria:
Estamos falando aqui de marcenarias locais, daquele amigo que te indicou, da placa que você viu passando na rua, do pequeno anúncio da internet, nada de marcenarias de “grife” ok?
A principal vantagem da marcenaria é sem dúvida o preço, isso por que uma boa parte delas não trabalha com nota fiscal, o que por si só já reduz em 18% o custo final. Além disso, por ser fabricado geralmente perto do local de instalação, também não há o custo com frete, que pode chegar até a 20% do valor total levando em conta que a maior parte das fábricas de móveis ficam localizadas no sul do país. Se contar o numero de funcionários, encargos trabalhistas, custos de manutenção de show-room, etc.O custo de um projeto realizado em marcenaria pode custar até metade do preço em relação ao de uma empresa padrão de móveis planejados.
Mas o preço baixo pode sair muito caro se não optar por um profissional de confiança. Devido a pouca habilidade em gerenciar um negócio, é comum marceneiros acabarem por se enrolar nas finanças, e se veem obrigados a atrasar algumas montagens para possibilitar outras. Além disso, por não terem acessos aos modernos maquinários utilizados pela indústria, alguns detalhes de acabamento tornam-se impossíveis de se realizar com perfeição no processo artesanal, como por exemplo, a borda das chapas e alguns encaixes. Outro fator negativo é a quase ausência de garantia.
Loja de planejados:
Empresas de móveis planejados se dividem em diferentes categorias, geralmente grandes marcas possuem linhas alternativas de qualidade inferior para poderem agregar uma nova fatia de mercado. É comum hoje existir 2ª linha, 3ª linha e até 4ª de uma determinada marca. Pesquisas de satisfação de clientes indicam que as submarcas geralmente são mais propicias a gerar insatisfações nos clientes, uma vez que o foco deixa de ser o produto e passa ser o preço. O oposto também é verdade, algumas poucas empresas se dedicam exclusivamente ao mercado de luxo, onde o foco se torna a criação de um valor agregado à marca, funcionando como uma grife para um grupo mais “seleto” de consumidor. Irei me ater às marcas do tipo padrão, por achar que essas são as que mais representam a realidade do mercado nacional.
As principais vantagens são a precisão na produção e excelência no acabamento alcançado com os modernos sistemas de produção atuais, além disso, muitas destas empresas são exigentes na contratação do profissional de projeto, exigindo habilidades que serão muito úteis para auxiliar os clientes nas escolhas. Fique atenta a qualificação profissional de quem esta cuidando do seu projeto, é um bom indicativo do cuidado da empresa com o cliente.
A garantia é outro ponto forte, muitas dessas empresas chegam a ter até 8 anos de garantia. Como também já citei anteriormente, a boa e velha flexibilidade de pagamento conta muito para o cliente, não é difícil encontrar empresas que parcelam em até 48x.
Uma alerta importante: Uma boa forma de você conhecer a postura da empresa em relação ao o cliente é fazer uma consulta pela internet em sites voltados para a reclamação do consumidor, veja se as reclamações são prontamente atendidas e se a fábrica toma a frente dos problemas que ocorrem com as franquias. Fábricas que “Jogam o corpo fora” deixando o problema na mão do cliente, não são uma boa opção.
A principal desvantagem é sem dúvida o prazo de entrega, normalmente ficando entre 45 e 60 dias, uma vez que os móveis geralmente fazem uma longa viajem da fábrica até a residência do consumidor (Mas também se seu marceneiro não for pontual, fica elas por elas). Além disso, por conta da participação de diversos profissionais no decorrer do processo (comercialização, produção, expedição, revisão e montagem) acaba onerando o custo final.
Em um próximo post irei abordar outros pontos importantes para que você faça uma escolha “bem pensada”. Após escolher o fornecedor, iremos conversar a respeito dos acabamentos, granito, eletros, e setorização da cozinha e outros ambientes da casa, tudo para que você ao comprar seus móveis, esteja munido de informações para fazer o melhor negócio possível.
Imagens de projetos pessoais.