Ao contrário do que muita gente imagina, espaço, tempo e dinheiro não são restrições para quem quer ter um jardim em casa. Segundo a paisagista Marizeth Estrela, de São Paulo, é possível ter um espaço do gênero até em uma quitinete. Já Daniela Sedo, paisagista que também atua em São Paulo, “mesmo com pouco dinheiro é possível fazer uma composição com vasos”. E se nada disso é problema, por que não aproveitar a primavera para, como recomenda o poeta Mário Quintana, começar a cuidar do seu jardim?
- Siga a Mello Santos Imóveis no Twitter: @ImoveisMello
- Curta a Mello Santos Imóveis no Facebook
Segundo Daniela o final do inverno é o melhor período para começar a adubar e preparar a terra para plantar as mudas e sementes. Mas antes de pôr a mão massa é preciso tomar algumas decisões. Marizeth diz que cada jardim deve ser pensado de acordo com o espaço disponível, o clima e o estilo dos moradores do imóvel. Acima de tudo, é preciso se certificar se as plantas se adaptam ao local escolhido.
Mello Santos
UMA DAS MELHORES
IMOBILIÁRIAS EM SANTOS
Definidas essas questões é hora de escolher as espécies que serão cultivadas. Em espaços pequenos vasos de suculentas, violetas e kalanchoes, por exemplo, podem ser colocados na parede, transformando o lugar em um jardim vertical. Para ambientes internos e com sombra, lírios da paz, antúrios brancos e vermelhos são uma boa alternativa. Quem tem espaço externo pode pensar em plantar palmeiras. Um vaso com orquídeas pode trazer um pouco de alegria para o ambiente.
Já quem prioriza o olfato deve pensar nos cheiros das flores que pretende cultivar e em que ambiente colocá-las para que o odor não incomode. Tuias de limão, lavandas, gardênias e camélias são boas opções. “A orquídea Oncidium Sharry Baby tem cheiro de chocolate e a Diplodenia é uma trepadeira com cheiro de tuti-fruti”, exemplifica Marizeth.
Por fim, mesmo quem não tem paciência para gastar horas cuidando das plantas pode ter um jardim dos sonhos. Basta recorrer à irrigação automática ou contratar uma empresa especializada para podá-las e regá-las.
Fonte: TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário