Sair do óbvio é essencial na hora de personalizar móveis e deixar os ambientes do seu jeito
Mudar o visual da casa não significa necessariamente comprar tudo novo. Quando a proposta é economizar, nada melhor do que investir em soluções viáveis e aproveitar o que já tem em casa. O que muita gente imagina ser loucura - como transformar escadas em estantes – pode dar certo e ainda resultar em uma decoração sustentável. “A ideia é fugir do óbvio e trazer novidade para coisas que já possuímos. O reaproveitamento de materiais e a bricolagem (o popular ‘faça você mesmo’) permitem que a reforma se torne mais acessível”, diz Gustavo Calazans, arquiteto.
Veja também:
Exposições de design buscam alternativas no reuso de materiais
E o uso de móveis improvisados não está restrito somente a soluções alternativas. Reaproveitar está na moda e peças artesanais ganham cada vez mais reconhecimento nas mostras de decoração. “Ao improvisar existe a possibilidade de diminuir o consumo e ainda criar móveis exclusivos, deixando os ambientes com o jeito do morador”, afirma a designer de interiores Cátia Maiello.
A dica para não errar na hora de transformar o caixote de frutas em porta-trecos é evitar exageros. É que esses objetos se destacam muito e podem deixar os ambientes sobrecarregados. “Tal mobiliário precisa de harmonia. Critérios como texturas, cores, relevos e volumes devem ser analisados” diz a decoradora Magna Lara. Segundo ela, misturar tudo pode ser uma escolha errada.
PROCURANDO IMOBILIÁRIA EM SANTOS? MELLO SANTOS TEM APARTAMENTOS PARA COMPRAR E ALUGAR EM SANTOS. VISITE NOSSO SITE
A personalização também conta com a ajuda de novas pinturas e possíveis trocas de tecidos para ser concretizada. Entretanto, caso a ideia seja causar impacto, é interessante deixar o material reaproveitado em estado bruto.
Quer conferir algumas ideias de móveis reciclados? Veja a galeria de fotos acima com 52 ambientes garimpados das mostras Morar Mais por Menos Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Expoflora e Casa Leroy Merlin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário