Escolher o tom correto é fundamental para valorizar a metragem de apartamentos pequenos
A cor pode ampliar ou achatar ambientes, deixá-los mais claros, escuros ou ainda revitalizar um espaço esquecido. No caso de apartamentos pequenos, onde cada centímetro é precioso, escolher as cores certas para as paredes e peças de decoração é fundamental. “Branco, nude e tons pastel, em geral, tendem a dar amplitude e a iluminar os cômodos”, afirma Fabiana Visacro, sócia de Laura Santos no escritório VS Design.
APARTAMENTOS EM SANTOS. ENCONTRE O SEU NO SITE DA MELLO SANTOS IMÓVEIS
Já os tons mais escuros, que absorvem mais luz, tendem a diminuir os espaços. Porém, conferem sensação de aconchego. “Vale mesclar as duas opções. O branco, aliado a um detalhe em tom mais forte, pode ficar muito interessante. Assim, você alegra o local sem pesar nem deixar com que o ambiente pareça menor do que realmente é”, diz Fabiana. Se a ideia for alongar as paredes opte por uma base neutra, como branco ou nude, e use tons mais fortes e fechados em paredes opostas.
Para quem deseja inovar, vale apostar em estampas. Elas podem ser usadas à vontade, desde que haja bom senso para não carregar os espaços . “Se usadas em excesso, podem achatar. O importante é haver equilíbrio”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni. O mesmo vale para as listras (feitas com pintura convencional ou papel de parede), principalmente quando usadas na vertical, quando ajudam a alongar as paredes – solução ideal em casas com pé-direito normal ou baixo. Mesclar preto e branco é uma boa pedida. Um bom exemplo desse truque é o quarto projetado pela arquiteta Eduarda Corrêa, onde as listras fazem a parede atrás da cama parecer maior.
Outra forma de valorizar a metragem é pintar o teto com cores neutras ou um tom mais claro que as paredes. Se quiser inovar e investir em tons vibrantes vale fazer o teste em uma pequena parcela para ver se não diminuirá o cômodo. “Não existe a cor certa”, explica Cristiane.
No vermelho
Além de verificar a capacidade das cores de achatar ou ampliar o ambiente, é fundamental optar pelo tom de acordo com a sensação que ele transmite. No caso do apartamento de 70 m² planejado por Cristiane, ela escolheu o vermelho para quebrar a seriedade . “O tom foi o ponto de partida de todo o projeto. Para equilibrar, trabalhei com o preto e cores mais neutras”, explica a profissional.
Dar unidade ao imóvel foi fundamental para fazê-lo parecer maior. “Como os ambientes foram integrados depois de uma reforma completa, tivemos de pensar em maneiras de unificar os ambientes, e a cor ajudou muito nessa questão”, comenta.
No caso do projeto de Fabiana e Laura, dois tons foram eleitos para dar vida aos ambientes do apartamento de 70 m²: vermelho e verde. “Eles definem contrastes e denotam toques de firmeza na decoração”, diz Laura. As cores foram usadas como panos de fundo e, para complementar, ganharam a companhia de pufes, almofadas e painéis com texturas diferenciadas. “Essa mistura nos oferece sensações variadas, que garantem um contraste impactante”, ressalta.
Além do cuidado ao escolher cores que valorizam os espaços, as profissionais ainda optaram por integrar os ambientes e usar o velho truque do espelho para dar amplitude. A iluminação também é parceira de quem deseja valorizar a metragem. “Escolher as lâmpadas corretas e direcioná-las para objetos e detalhes coloridos é muito importante para o resultado”, afirma Fabiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário