terça-feira, 9 de abril de 2013

Casa bonita e barata

Deixar a casa bonita, cheia de personalidade e com o conforto que você merece sem gastar muito é uma tarefa que exige criatividade. A edição 2012 da mostra Morar Mais Por Menos, aberta ao público de 27 de setembro a 4 de novembro, na Lagoa, trata justamente de criar ambientes bacanas equilibrando soluções acessíveis com itens caros e sofisticados - na moda, a prática é o chamado Hi-Lo. Quer um sistema de tv e home theater de última geração? Escolha um tapete mais barato, de sisal, por exemplo, e faça o investimento maior num equipamento tecnológico poderoso. "A ideia é economizar de um lado para sobrar mais dinheiro e assim poder realizar um sonho de consumo de custo elevado", explica Ligia Schuback, diretora e curadora do evento. 

Mais de 140 profissionais, entre designers, arquitetos e paisagistas, usaram a imaginação e o bom gosto para dar novos usos a objetos, móveis e materiais que seriam descartados em 75 ambientes da mostra. Entre os projetos de destaque, um albergue sustentável instalado em contêineres, quarto de hotel, cinco lojas com produtos à venda, joalheria, café e restaurante. O Espaço Design Sérgio Rodrigues terá ainda a exposição de móveis assinados por designers cariocas a preços acessíveis. No total, são 2.100 metros quadrados de área construída de espaços chiques, com ideias que cabem no bolso. 


QUER COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL? FALE COM A MELLO IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS DE SANTOS.

Entre as soluções mais bacanas, aparecem com frequência artigos de materiais de construção, como encanamentos de PVC e cobre, vergalhão, tijolos de concreto, tapumes, cones de sinalização e até baldes, que decoram e mobíliam a casa. Confira abaixo uma seleção de dez conceitos interessantes e que você pode aplicar já em casa. 

1 - LUSTRE ARTESANAL




No lugar de uma cúpula, retalhos de crochê dão a graça às luminárias do ambiente Loja da Casa. Além de tudo, são fáceis de limpar: é só tirar e lavar. Revestindo as paredes, placas de forro decorado feitas de poliestireno em alto relevo.

2 - ÁRVORE ILUMINADA



Um galho de árvore encontrado na rua ganhou verniz fosco e serve de suporte para o cordão de lâmpadas da luminária no Quarto do Bebê. Foi preso à parede com ganchos de metal, disfarçados pelos passarinhos. 


3 - FRUTEIRAS DE PAREDE



Baldes de alumínio presos à parede cumprem a função de despensa na cozinha do projeto Estúdio do Artista. A solução, além de custar pouco, otimiza o espaço.

4 - DO TRÂNSITO PARA A REFEIÇÃO



No mesmo ambiente, cones de trânsito formam a base da mesa, que recebeu tampo de vidro. Em harmonia com o toque descolado presente nos elementos do projeto, o piso escolhido é de madeira de demolição. 


5 - HI-LO NA SALA DE TV



O projeto contempla apenas móveis feitos de materiais reciclados. Como suporte para uma tv moderna, um painel produzido com pallets, plataformas feitas de madeira usadas para empilhar cargas. A mesinha de centro, pintada, é feita da mesma matéria-prima. 


6 - RODAS DE LUZ



A solução criativa para a iluminação de uma loja empregou rodas de bicicleta e lâmpadas de led, mais econômicas, para a montagem de lustres. Os pontos de luz, pendentes em fios e bocais simplórios, criam o impacto visual. 


7 - PAREDE DE PRATOS



Sessenta pratinhos descartáveis formam o painel da foto. As peças foram dispostas em blocos de cores, intercaladas com sobras de espelhos, e colados com fita dupla face numa placa de mdf medindo 2,0m x 1,40m. Implementar a ideia direto na parede reduz ainda mais o custo. 


8 - METAIS VERSÁTEIS



Para um apartamento de decoração inspirada na fazenda, uma grade de metal funciona como divisória de ambientes na sala. A madeira dá um melhor acabamento, mantendo o tom rústico. Na parede de tijolos aparentes, tubos de cobre servem como cabideiro e revisteiro. 


9 - CLIMA DE FEIRA



No Quarto do Bebê, a prateleira é feita com tecido de náilon, daqueles usados em cadeiras de praia. No chão, também coloridos, caixotes de feira feitos de plástico servem para armazenar brinquedos e organizar o espaço. 
Arquitetos: Francisco Palmeiro e Patrícia Lima

10 - FUTURISTA E BARATA



A sala de estar ganha ares de modernidade com as placas de piso elevado, usadas em computação, revestindo a parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...