terça-feira, 16 de julho de 2013

6 dicas para deixar a sua casa mais quente nesse inverno


Os dias frios chegaram e nada melhor do que curtir a casa com muito aconchego. Assim como na moda, os ambientes também podem ser “vestidos” para o inverno, deixando tudo mais agradável para você e a sua família. Ao contrário do que se pensa, não é preciso desembolsar uma fortuna para conseguir um resultado harmonioso e moderno. 
“No inverno é preciso pensar que a casa deve ficar aconchegante”, diz a arquiteta Laura Reis, da Laura Reis Arquitetura e Interiores. Para isso, trocar os detalhes é sempre a melhor opção, já que quando voltar o verão você consegue mudar o clima sem grandes perdas. “A época pede cores mais fechadas, como o vermelho, roxo, azul marinho e o verde musgo”, lembra a profissional, que indica que esses tons podem ser usados nos detalhes. 
Mude a iluminação
Muita gente se esquece da importância da iluminação na hora de compor a decoração. Ela é responsável pelo “clima”, dando mais vida aos ambientes. “Troque suas luzes frias, como a dicroica, pelas amarelas em determinados pontos da casa. Isso também resulta numa luz mais âmbar, mais aconchegante”, aconselha a profissional. Lamparinas de ferro com velinhas dentro também podem compor o visual para o inverno. 
Todos os sentidos
Os aromas também aguçam os sentidos e podem fazer com que todos se sintam entrando em um delicioso hotel nas montanhas ao pisarem na sua sala. “Aposte em cheiros ligados às flores do inverno, como a lavanda, hortênsias e azaleias, que duram mais na estação”, explica Laura. Use essências para a casa, que podem ser de espirrar ou mesmo aquelas bolas ou palitinhos aromáticos.

QUER COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL? FALE COM A MELLO IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS DE SANTOS.

Invista nos tecidos
Seja em pequenos investimentos, como nas almofadas, até em grandes sofás ou cortinas, os tecidos fazem toda diferença na hora de vestir a casa para o inverno. “É hora de usar e abusar do couro, camurça, lã, tricô e crochê, que estão muito na moda”, lembra Laura. Troque as capas das almofadas por opções bem quentinhas, espalhando-as pelos sofás ou até mesmo pelo tapete. 
Uma boa solução para aquecer, de acordo com a arquiteta, é juntar cobertores pequenos, daqueles que cobrem apenas as pernas, e colocá-los enrolados dentro de uma cesta de vime no cantinho da sala. Dessa forma, suas visitas podem pegar quantos quiserem para curtir um filme ou um vinho. As mantas também podem ser espalhadas dobradas nos sofás e poltronas. 
Outra dica é substituir aquela passadeira de crochê levinha por uma mais robusta, como de veludo ou mesmo um crochê com fios mais cheios. “Uma cortina de tecido mais grosso e encorpado, como linho, também ajuda bastante. Não precisa fechar inteira, vista apenas as laterais das janelas”, complementa. 
Pés quentinhos!
Quer deixar a sala mais quentinha? Tire aquele tapete pesado do armário e coloque novamente na decoração. Caso você não tenha um, saiba que até mesmo os pequenos já dão resultado. “Tapetes felpudos, bem fofos, aquecem bastante. Você pode ainda colocar almofadas sobre ele, espalhar pufes pela casa, que deixa bem aconchegante”, ensina. No banheiro, a ideia de Laura é substituir o tapete tradicional por toalhas de chão, que reforçam a sensação gostosa de calor no inverno. 
Mais madeira
O material dos objetos dispostos pela casa influenciam na "temperatura" do ambiente. Aquele centro de mesa de ferro pode ser substituído por elementos de madeira, como uma fruteira ou vaso. “A madeira ajuda a aquecer e deixar o clima mais agradável”, complementa Laura. 
Lareiras: faça você mesmo
Você não precisa fazer uma reforma na casa para garantir uma lareira quente e deliciosa. “Opções bem divertidas são as lareiras portáteis -- vendidas em lojas de construção e decoração -- que existem também nas versões ecológicas. Você não precisa de muito espaço, só colocar álcool e ascender, bem simples”, conta Laura. Se você não está disposta a gastar com o equipamento, a dica da arquiteta é fazer uma. “Coloque velas de diferentes tamanhos, sem odor, em um semicírculo num canto da casa. Isso já aquece e passa aquela sensação gostosa de inverno”, completa. 
As pequenas velinhas com cheiro também são uma boa pedida, já que deixam a iluminação mais sutil e muito aconchegante. De acordo com a arquiteta, as lareiras são boas opções para fugir do aquecedor. “Ele não é econômico, e deixa aquele ar pesado e quente demais na casa”, finaliza. 
Fonte: Daquidali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...