quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Airbnb vira febre na internet com hospedagens inusitadas


Corretora online de hospedagem para turistas já intermediou a estadia de 4 milhões de usuários em locais como iglus ou castelos medievais; veja o que determinou o sucesso

Iglu na Áustria

São Paulo – A Airbnb, que tem entre seus investidores o ator Ashton Kutcher, se intitula “um mercado comunitário de acomodações exclusivas”. Em outras palavras, uma centralizadora online de acomodações disponíveis para aluguel – desde uma cama em um apartamento em Manhattan até um iglu na Áustria.
Flat na Hungria

Eleita a 12ª melhor empresa em inovação do mundo pela Fast Company, a empresa não criou um negócio inédito, nem conta com qualquer núcleo de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Mas ao redor do mundo, a Airbnb já intermediou a hospedagem de 4 milhões de usuários. Para se ter uma ideia, o concorrente Coachsurfing, que oferece opções de hospedagem gratuitas, possui 5 milhões de usuários cadastrados.
A estimativa é de que a Airbnb fechou 2012 com um faturamento de 240 milhões de dólares, segundo aFast Company.

Apartamento em Hollywood

O segredo da Airbnb está nos detalhes. Ao contrário do raciocínio que foca no produto, a maior preocupação da empresa, hoje, é proporcionar boas experiências – da usabilidade da plataforma até o fim do período de hospedagem.
Observando o comportamento do frequentador do site, perceberam, por exemplo, que dar notas às hospedagens com corações engajava mais do que as estrelas, normalmente utilizadas para ranquear hotéis.
A organização das informações também é pensada estrategicamente, para que o usuário emviagens possa, por exemplo, conhecer os bairros da cidade destino e escolher aquele que se encaixe melhor ao seu perfil ou à proposta da viagem.

Até as fotografias dispostas no site passaram por um olhar mais concentrado. Ao perceberem que imagens profissionais resultavam em 3,5 vezes mais reservas que as fotos caseiras, a Airbnb criou uma base de dados de fotógrafos geolocalizados.
Com um clique, o anfitrião encontra o fotógrafo mais próximo para fazer as imagens da hospedagem. Atualmente, a Airbnb conta com 1.500 fotógrafos em sua base.
“Nossa geração é marcada pelo compartilhamento de experiências, opiniões, informações e recomendações”, diz Christian Gessner, diretor para América Latina da AirBNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...