terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cinco tendências de decoração para colocar em prática já

Na dúvida sobre como decorar a casa nova ou repaginar o apartamento? Para quem curte decoração ou anda pouco inspirado, as feiras do setor que aconteceram esta semana em São Paulo oferecem bons parâmetros do que pode virar tendência pelo País quando os assuntos são design e interiores.



Um clássico da decoração nobre e luxuosa, as porcelanas tiveram destaque nas feiras do setor esta semana. Vindas da Tailândia, da China, do Japão, da Índia e de Portugal, as peças se diferenciam pelos traços e pelas cores. As tailandesas, por exemplo, são as mais artesanais - todas feitas à mão. Enquanto isso, as chinesas trazem desenhos de dragões de sua cultura popular e as japonesas mostram o vermelho como representação de suas características cerejeiras. As indianas caminham por uma tendência mais arrojada e as portuguesas apostam no traço imperial do passado. E aí, qual delas tem mais a ver com a sua casa?






A palha e o junco rendem coloridas tramas naturais que se transformam em móveis com status de objetos de decoração. Associadas à madeira, as peças oferecem ao ambiente uma visão rústica e cheia de charme. Repare nos bancos ao redor da mesa redonda e na cadeira verde que fica perfeita ao lado de um aparador na sala, na varanda ou onde você quiser. O importante é manter o clima natural.





A decoração rústica e com leves toques de sofisticação também ganhou a madeira como aliada. Vindas de fundos de rio, da demolição de casas antigas ou de áreas certificadas, a matéria-prima se insere de forma quase bruta no projeto de décor. Notamos a presença de troncos como bases de mesas ou de aparadores, 'pufes' naturais que ganharam apenas uma demão de verniz e raízes trabalhadas como enfeites. Há ainda o trabalho de pintura e de estofamento com estampas, como mostram as fotos acima.





Que preto e branco que nada! As listras que tomam conta dos móveis nesta temporada fogem das combinações tradicionais e apostam em cores variadas. O objetivo é sair do óbvio e ousar mesmo nos sofás, nas poltronas, nas mesas e nos aparadores. Não tem monotonia que se aguente após essa transformação.





Prova de que a sobriedade está mesmo em baixa na decoração, são os móveis coloridos que arrebataram as feiras do setor. Pelo que vimos, são os tons fortes e abertos que fazem sucesso: verde, laranja, azul, amarelo e vermelho. Mesa de jantar com cadeiras combinando? Isso é coisa do passado! Aposte em uma de cada cor e aguarde os elogios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...