quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os balangandãs da nova cozinha

Vimos na reportagem de hoje que os utensílios de cozinha podem sim ficar à mostra na nossa cozinha. Além de prático, pode ser muito decorativo. Quantos de nós não compramos uma panela colorida, ou um utensílio mais bonito, pensando mais no aspecto estético do que funcional da peça? Esta onda que colocou a gastronomia como atividade descolada nos fez repensar o isolamento das cozinhas e dos nossos queridos que gostam de pilotar os fogões. Com esta integração, a cozinha deixou de ser um ambiente meramente funcional e passou a ter grande importância nas casas – é praticamente a nova sala de estar!

QUER COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL? FALE COM A MELLO IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS DE SANTOS.

Veja que esta integração pode ser feita de forma simples e que mesmo tendo móveis simples, o mais importante é que você deixe a sua cozinha com uma cara que não lembre uma cozinha tradicional. Primeira dica: fuja do branco. Esta cor é automaticamente associada às cozinhas funcionais, então se você quer que ela fique com ares de sala, minimize o uso do branco e disfarce aquilo que for inevitável. Nesta cozinha acima, repare que o branco ficou só nos detalhes. Sim, é bem provável que você encontre mais móveis brancos para cozinha do que qualquer outra cor… Mas lembre-se: para pintar a parede ou os azulejos, as opções de cores são infinitas. Ou seja, ninguém vai te impedir de ter uma cozinha descolada. Os utensílios se mostram à primeira vista, tudo revelado. A solução de prateleiras altas nos permite deixar tudo ali, disponível para o uso. Ter uma escadinha na cozinha, neste caso, é sempre uma boa ideia.
Além das prateleiras, os utensílios podem ocupar outros espaços e ainda assim ficar visíveis e ao alcance das mãos. Nichos nas paredes são uma ótima solução. Ficam descolados, podem trazer cor para o ambiente e permitem que você os faça revestidos com material cerâmico que possa facilmente ser higienizado. Estantes, nichos ou mesmo os eletrodomésticos também podem ser suportes destes utensílios postos na vitrine. O maior comentário das donas de casa eu já qual será: ah, mas as coisas vão sujar se ficarem expostas. É um fato. Por isto avalie duas coisas: eu uso este item diariamente? Em caso positivo, não há problema de ele ficar à mostra, de um dia pro outro não vai dar tempo de ficar sujo. Eu uso isto raramente? Outra opção para ficar à mostra. Se você usa algo muito raramente, de qualquer jeito você vai querer lavá-la antes de usar… ;-)
No exemplo ao lado, o armário/bancada da cozinha é bastante simples e… branco! Para equilibrar a brincadeira, usamos azulejos bem coloridos e estampados na parede do fundo, e uma cor mais forte na parede frontal que faz fronteira com a sala. Além disto as paredes acima das prateleiras foram pintadas de uma tonalidade mais quente, o que junto com o piso cerâmico único que interliga os ambientes colabora para o aconchego da composição. Mas o nosso assunto não são os utensílios à mostra? Sim, você tem razão! Desviei do assunto para explicar este importante aspecto que, justamente,  possibilitou que estes utensílios pulassem para fora dos armários. Deu pra entender que este ar decorativo da cozinha faz parte deste processo de integração? Daí panelas, batedeiras, liquidificadores e tudo o mais que você achar bonito e que você já tenha na sua cozinha, pode ser encontrado pelo olhar. Facilita na hora de achar e usar as coisas e deixa a cozinha com este ar de usada e usável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...