Ponta da Praia
Na última década, a população da Ponta da Praia simplesmente dobrou: dos 19.367 habitantes registrados pelo Censo de 1970, passou-se para 41.811 em 1980. De repente, muita gente começou a optar por esse bairro, que se distingue dos demais, entre outras coisas, por registrar temperaturas dois ou três graus abaixo da média de Santos.
APARTAMENTOS EM
SANTOS DE 1,2,3 E 4 DORMS. ACESSE O SITE DA MELLO SANTOS IMÓVEIS.
Isso mesmo, para quem não sabe, o vento que sopra do mar, de Sudeste para Leste, faz com que lá seja o lugar mais fresco de Santos. Muitos que ouvem isso logo atribuem conotação pejorativa ao termo fresco, já que se trata de um dos bairros mais valorizados da orla da praia e concentra dezenas de mansões.
Mas, deixando as brincadeiras de lado, ninguém pode negar que o bairro tem muitos atrativos: a simples vista do mar refletindo o sol é um espetáculo inesquecível, sem contar as cenas pitorescas que proporcionam os navios entrando e saindo do estuário e os barcos de pesca ancorados junto à Ponte dos Práticos.
Há ainda o Aquário, o Museu de Pesca, o ferry-boat, como também muitas escolas, supermercados, faculdades, drogarias e bancos.
Mercado de Peixes de Santos reúne comércio e turismo
O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia
O “caminho das pedras” dos turistas que gostam de levar um peixe fresquinho na bagagem de retorno de Santos é o Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. Mais do que um local de venda de pescado, o espaço atrai os interessados em conhecer a variedade de produtos do mar e apreciar a 'visita' diária de garças brancas, que se acomodam nas redondezas e se destacam na paisagem. Segundo o gerente de um dos boxes, Francisco Gomes, as aves chamam a atenção da clientela. “Os fregueses se encantam com elas, que estão aqui todos os dias, são nossas sócias”, brinca.
Dentre os produtos expostos nos 16 boxes estão - com exceção das respectivas épocas de defeso - os badejos, bonitos, cações, corvinas, garoupas, tainhas, porquinhos, robalos, sardinhas, anchovas, mecas, manjubas, dourados do mar, pescadas brancas, pescadas amarelas etc. E ainda camarões, polvos, vôngoles, mariscos, lulas. Para a compra de pescado, importante é observar se o peixe está com boa consistência, olhos brilhantes e sem odor forte. Se vendido em pedaços ou postas, não pode ficar em contato direto com o gelo. Polvo e camarão devem ficar imersos em água com gelo.
O Mercado de Peixes fica na Praça Gago Coutinho s/nº, bairro da Ponta da Praia, perto do ferry boat
Nenhum comentário:
Postar um comentário